Departamento pessoal em Salvador

O departamento pessoal é um dos setores responsáveis por gerir a empresa em Salvador

  • Funções do Departamento Pessoal

departamento pessoal em Salvador, como o nome do setor diz, é o responsável pelos indivíduos que compõe a empresa, ele tem como função primordial manter em ordem as questões burocráticas relacionadas aso funcionários.

Pessoas são muito diferentes entre si e o departamento pessoal precisa ter plena convicção disso para manter-se eficiente. Entretanto, os processo burocráticos geralmente são uniformes e não possuem distinções individuais.

Sendo assim, confira esse texto e saiba como funciona, dentro de uma empresa, o departamento pessoal.

  • Saiba o que é o departamento pessoal 

É o setor responsável pelas questões humanas da empresa. O departamento pessoal é quem precisa estar próximo de todas as questões pessoais e burocráticas dos funcionários. Relacionado ao corpo de funcionários, o departamento pessoal precisa estar a parte, seja as questões remunerativas, quanto folhas de ponto, protocolo de atestado, férias etc.

Todas as questões burocráticas, de papeladas e documentação dificilmente passam diretamente ao funcionário, mas, antes, precisam passar pelo departamento pessoal fazer uma triagem ou até mesmo resolver esses encargos.

departamento pessoal tende a ser ágil e eficiente na relação empresa e funcionário em Salvador.

  • As funções do departamento pessoal

O departamento pessoal trabalha é responsável pela documentação dos profissionais, bem como o acompanhamento de sua frequência. Também é o responsável pela folha de pagamento , gerencia as férias e as licenças da equipe e representa a empresa junto a órgãos oficiais, de cunho público e privado.

No que tange a documentação, após a contratação de um um funcionário, a empresa em Salvador precisa necessariamente por em ordem toda a documentação. Para que o funcionário tenha acesso a folha de ponto, saiba suas escalas e tenha a sua carteira devidamente assinada, precisa passar pelo departamento pessoal.

Após o processo de contratação, o departamento pessoal precisa estar em cima dos processos funcionais da empresa e da atuação de seus funcionários, isso agrega tanto a empresa quanto ao funcionário, que pode reivindicar horas extras e bonificações previamente estipuladas em contrato. Já da parte da empresa, caso o funcionário estiver omitindo-se em serviço pode tomar medidas cabíveis.

 

Por isso mesmo é o departamento pessoal o responsável por montar as escalas, justamente para ter tais controles.

Caso tudo esteja nos conformes, o departamento pessoal é o responsável por todo tramite de pagamento. Por isso, saiba, não é todo mundo que fica feliz no quinto dia útil, esse é o pior período opara quem trabalha no departamento pessoal. Pois a demanda vai além do pagamento diretamente ao funcionário, mas entra na área de recolhimento de INSS, fundo de garantia, impostos sindicais etc.

 

Por outro lado, todos esses pagamentos, bem como os cálculos corretos são fundamentais para que a empresa [na-cidade] tenha o controle adequado de quanto paga para o funcionário e se essa remuneração adentra os termos contratuais negociados.

Por isso, geralmente, nestes casos, o departamento pessoal em Salvador trabalham em conjunto com o setor de contabilidade ou com o escritório que presta serviço para determinada empresa. Enquanto o departamento pessoal municia o departamento contábil de dados, o departamento contábil realiza todos os cálculos para o bom andamento de pagamento na empresa.

Por isso, o departamento pessoal se faz presenta nas empresas, pois gere pessoas. Por exemplo, imagine todos os funcionário de determinado setor tirarem férias ao seu bel prazer, todos ao mesmo tempo. Ou uma chuva de atestados médicos todos os dias, sem o devido protocolo. Pra isso, um departamento é responsável pela gestão do material humano.

Entretanto, suas funções vão além da representação da empresa para com o funcionário e entram no campo da representação junto a órgãos superiores, como setores do Governo ou até mesmo confederações e organizações da categoria. Isso porque é o departamento pessoal que emite documentos para estes órgãos.