5 estratégias de sucesso que todo empreendedor deve conhecer

As estratégias de sucesso que todo empreendedor deve conhecer e melhor, colocar em prática. Afinal, sabemos que essa jornada não é fácil e muitas pessoas desistem por não terem conhecimento no assunto. Por isso, anote essas dicas e tenha melhor retorno na sua empresa. Veja!

Conheça a fundo o seu público-alvo e crie estratégias com base nele

O seu público-alvo é o grupo de pessoas que se interessa por seu produto ou serviço, é ele quem irá consumir. Portanto, tudo o que você fizer deve ser levando em consideração essas pessoas, seus gostos pessoais, hábitos etc.

Para entender mais a fundo, é interessante traçar o perfil da sua persona, que é uma figura semifictícia que representa esse público de maneira mais personalizada. Assim, é possível ter em mente como suprir as necessidades do público e atrai-lo para sua empresa.

Procure diversificar seus canais de venda conforme as tecnologias atuais

Hoje temos muitas opções tanto na venda quanto nas formas de pagamento, que estão mais modernas e com menos contato físico. Com o aumento das vendas online em 2020, é de se esperar que os consumidores valorizem cada vez mais essa experiência pelas suas vantagens.

Então, uma dica interessante, a fim de atender o máximo de pessoas possível, é trazer diferentes canais de atendimento, junto às formas de pagamento mais modernas junto às tradicionais.

Saiba o valor dos seus produtos ou serviços

Você e seus vendedores devem conhecer o produto a fundo, ou seja, saber detalhadamente como ele pode suprir as necessidades do seu público-alvo. Não importa o setor de atuação, é preciso conhecer para que tenham maneiras de colocar estratégias de venda na hora de apresentar o produto.

Medidas simples, como apresentar primeiro o valor e depois o preço pode aumentar suas vendas consideravelmente. Se atua sozinho ou com uma equipe de vendas, não importa, essa é a melhor alternativa para valorização dos produtos e serviços.

Não subestime a internet e as redes sociais

Não podemos deixar de falar em como as redes sociais abrem portas para que sua empresa seja conhecida. Muitos setores conseguem obter vantagens na produção de conteúdo online, seja em sites, blogs ou redes sociais, tenha cuidado para não subestimar essa ferramenta preciosa.

Estar perto do seu público-alvo é algo muito valioso, você consegue se manter na lembrança dele por meio de postagens. Sem contar que alguém da sua região encontra facilmente sua empresa em uma busca rápida pelo assunto.

Conte com ajuda profissional em campos que não tenham conhecimento

O jeitinho brasileiro pode atrapalhar a vida do empreendedor em alguns sentidos, o principal deles é querer resolver problemas que vão além do seu campo de conhecimento. Exemplo disso é tentar dar conta de trâmites fiscais, problemas contábeis, sendo que não tem formação na área.

Então, saiba que é muito mais seguro encontrar um contador de confiança para auxiliar nesses detalhes do dia a dia. Sabemos que nossa burocracia é grande e não tem como “dar um jeitinho”, é preciso ter atenção aos pagamentos de impostos para não ter problemas com a justiça. Entre em contato com nossa contabilidade, teremos o prazer em atender você!

Essas são as estratégias que podem ser aplicadas para diversos empreendedores, que ajudarão a ter o tão sonhado sucesso. Por isso, pense bem sobre essas dicas e veja como podem ser aplicadas em sua empresa.

5 ideias de negócios para abrir em 2021

A pandemia do novo coronavírus alterou as configurações de mercado em 2020. Dessa forma, neste ano, vários segmentos empresariais se destacam e o olhar de quem deseja empreender precisa estar focado nas principais áreas de negócios para abrir em 2021.

Felizmente, a maioria pode ser viabilizada com pouco capital e, muitas vezes, com retornos rápidos e que ajudam a expansão da empresa em médio prazo. Tudo, claro, feito com planejamento e, se possível, com contribuição de entidades como o próprio Sebrae.

Dito isso, confira 5 ideias de negócios para abrir em 2021 para começar (ou retomar) a sua vida como empreendedor(a).

1. Clubes de assinatura

Nenhum modelo de negócio teve tanta adesão e receptividade do público quanto o clube de assinaturas. Isso porque é possível apostar em qualquer segmento de mercado: o importante é focar na qualidade dos produtos enviados mensalmente aos clientes.

Essa ideia para 2021 segue uma tendência de alta, visto que as compras pela internet crescem cada vez mais. Também, com uma renda mensal paga pelos assinantes, é possível manter um ótimo fluxo de caixa.

2. Alimentação saudável

O segmento que mais cresceu proporcionalmente na última década foi o da alimentação saudável. E, claro, esse tipo de negócio não apenas segue em alta, como deve ser um dos setores líderes em 2021.

Sejam empresas físicas ou virtuais, há todo um potencial a ser explorado, principalmente com as novidades de alimentos do gênero que surgem. Ainda, cada dia mais empresas apostam na alimentação saudável para seus colaboradores, tornando uma atrativa opção de parcerias corporativas.

3. Produtos para pets

São cerca de 140 milhões de pets em todo o país. E o número não para de crescer. Assim, apostar neste tipo de negócio em 2021 é ir de acordo com a alta de mercado que só cresce – e que deve reaquecer após os efeitos causados pela pandemia em 2020.

A vantagem é que este tipo de segmento – produtos para pets – conta com uma diversidade de produtos. Ainda, é possível focar apenas em determinados nichos, como: cachorros, gatos, peixes, alimentação, produtos de higiene entre outros.

4. Alimentação em delivery

Em 2020, os serviços de alimentação tiveram no delivery sua forma de sobrevivência com as restrições impostas pela pandemia. Como o brasileiro ‘aprendeu’ a fazer os pedidos por meio desse método, empresas focadas no delivery despontam como uma das principais apostas – se não a maior em 2021.

A grande vantagem é que, nesse tipo de mercado, é opcional uma área de atendimento ao público. Pode-se focar apenas na entrega, o que gera menos gastos estruturais e de equipe, mas, mesmo assim, mantendo o alto rendimento que a alimentação em delivery proporciona.

5. E-commerce

Para complementar as principais ideias de negócio para abrir em 2021, o e-commerce desponta, em vários segmentos de mercado, como o mais viável para grande parte dos empreendedores.

Com menos gastos de manutenção, estoque, estrutura e equipe, é possível começar com pouco capital. Ainda, pode-se montar sua loja virtual, além das ideias que citamos acima, em várias outras proeminentes áreas: informática, beleza, vestuário entre outros.

O importante, dentro do e-commerce, é identificar qual segmento é mais compatível com sua possibilidade de empreender e o capital disponível. Todavia, podemos afirmar que esta não é uma tendência apenas para 2021, mas para toda a próxima década.

4 passos para conquistar mais clientes na era da internet

Toda empresa bem-sucedida precisa apenas de uma coisa: conquistar clientes. Ela pode ter o produto ou serviço mais eficaz para solucionar determinado problema, mas se não houver quem acredite nisso e compre seu produto, de nada adianta.

Mas como fazer isso? Como conquistar clientes, principalmente na internet? Essas são as perguntas de “1 milhão de dólares”. A verdade é que não existe uma receita mágica que funcione perfeitamente.

Isso não quer dizer que tudo está perdido e você deve desistir. Claro que não! Pode ser difícil, mas não é impossível. Sendo assim, este post irá trazer sugestões de alguns passos que você pode tomar para atingir seu objetivo.

1. Conheça o seu público-alvo

Esta é uma das questões mais importantes para quem quer conquistar clientes. É preciso saber para quem você irá vender seu produto/serviço. Assim, você poderá adequar a funcionalidade do que produz com as necessidades reais do seu público-alvo.

Através da internet isso se torna um pouco mais fácil, pois existem muitas ferramentas que ajudam neste trabalho. Você pode observar o comportamento do cliente em seu site, pode pedir para que responda algum questionário ou pode ainda observar seus comentários, por exemplo. Isso tudo ajuda a conhecer melhor o seu cliente.

2. Ofereça um bom atendimento

O público online é muito imediatista. Ele não quer (e não pode) esperar seu site carregar ou que você entre em contato daqui a alguns dias para tirar suas dúvidas sobre seu produto ou serviço.

Por isso que um bom atendimento é importantíssimo para que você consiga conquistar um cliente via internet. Afinal, ninguém gosta de ser mal atendido. O bom atendimento faz com que o cliente compre de você e não do seu concorrente.

3. Invista em marketing digital

Se a sua empresa tem presença online, investir em marketing digital é fundamental. Ele irá criar estratégias para que seu cliente chegue até você e para que sua empresa venda mais. E o custo disso nem sempre é tão grande quanto o da propaganda para empresas físicas.

Criar um blog, lançar um e-book e manter o contato ativo por redes sociais são algumas das estratégias que o marketing digital trará para que sua empresa conquiste novos clientes e mantenha os antigos.

4. Presença nas redes sociais

Esta questão é tão importante que, embora a tenhamos citado no item anterior, vamos falar um pouco mais dela. Você precisa ter em mente que a grande maioria da população está nas redes sociais. Por isso, sua empresa também precisa estar nelas.

Claro que não é preciso ter todas as redes sociais. O marketing digital de sua empresa definirá quais delas são mais adequadas. No entanto, o fundamental é nunca deixar de lado a interação com seu público pelas redes sociais para conquistá-lo cada vez mais.

Se você resolver seguir um ou mais passos do que citamos acima, a probabilidade de conquistar sucesso e clientes será muito maior. Por isso, não fique parado. Planeje e coloque já a mão na massa. Seus clientes estão esperando por você.

Esses passos toda empresa deveria fazer, mas além de conquistar mais clientes é preciso que a empresa esteja totalmente legalizada e isso é possível com a assessoria de uma boa contabilidade. Por isso, se tem dúvidas sobre sua empresa, ligue pra gente!

As principais ideias de negócios para as mulheres começarem no ramo empreendedor

Empreender se tornou uma verdadeira tendência para muitos indivíduos que desejam conseguir um dinheiro extra, realizar seus sonhos e entrar no mundo dos negócios de maneira genuína.

Para se ter uma ideia, esta estratégia tem dado tão certo que, em 2020, o Brasil já contava com 25% da população adulta abrindo seus próprios negócios, o que foi considerado um marco para a história do país.

Além disso, ao menos 24 milhões dos indivíduos que tomam esta decisão são mulheres. Logo, é possível afirmar que o estilo de vida girlboss tem se tornado cada vez mais forte, levando diversas jovens e senhoras a darem a volta por cima e serem donas de suas próprias carreiras.

Ainda assim, quais seriam os principais ramos de atuação para elas? Primeiramente, é importante reforçarmos que não há estereótipos de profissões consideradas femininas ou masculinas. Contudo, traremos algumas dicas que tem se aplicado muito bem ao gênero e surpreendido. Confira:

1. Serviços educacionais

A educação é, definitivamente, um setor dominado por mulheres. Por este motivo, muitas das que querem empreender procuram abrir empresas voltadas para este segmento.

Neste quesito, desde companhias voltadas inteiramente para aulas particulares, cursos de idiomas, tutoriais online ou até preparatórios para concursos ou vestibulares, existe uma infinidade de possibilidades a serem desenvolvidas.

2. Arquitetura e design de interiores

É cientificamente comprovado. Mulheres são capazes de distinguir tons de cores que parecem idênticos aos homens. Além disso, elas conseguem ser mais detalhistas com pontos chave para um projeto, tornando-as fundamentais em design de interiores e empreitadas arquitetônicas.

Por este motivo, muitas delas decidem dar origem ao próprio negócio voltado para este ramo. E, inclusive, conseguem se sair muito bem ao ajudarem as pessoas a criarem espaços atraentes e funcionais em suas casas ou corporações.

3. Beleza

Por mais clichê que possa parecer, não há quem dialogue melhor com o ramo de beleza do que as próprias mulheres. O problema, no entanto, é que, apesar delas constituírem a maior parte dos consumidores desta indústria, apenas 29% dos executivos destas empresas é composto pelo público feminino. E isso precisa mudar!

Cada vez mais, as mulheres estão entrando neste mercado e aqui, vale lembrar, a gama é tão ampla que não há como desconsiderar a possibilidade. Seja para cabelos, unhas, cosméticos, cuidados com a pele, maquiagem ou até estética, este é um ramo que tem crescido consideravelmente e que merece uma chance de ser o seu novo negócio.

4. Desenvolvimento de aplicativos

Quem disse que as mulheres não podem empreender digitalmente e crescer com a ajuda da tecnologia? É preciso desmistificar a ideia de que todos os que trabalham no setor são homens com um estilo de vida geek a ser seguido.

As habilidades de codificação podem ser femininas e, o melhor, podem ser um segmento bem interessante, dada a grande variedade de aplicativos úteis que tem sido consumida no mercado.

Por isso, se você deseja trabalhar para si mesma e abrir um negócio voltado inteiramente para a programação, você pode se concentrar neste desenvolvimento e ainda adicionar um toque centrado na mulher, voltado inteiramente para este público-alvo.

Pense nos pequenos problemas que você encontra todos os dias e como um aplicativo poderia resolvê-los. Você pode construir um item voltado para segurança pessoal, para fazer novas amigas, para personalizar cuidados com a pele e muito mais!

Ainda assim, tenha em mente que, independentemente da carreira que lhe traga o sucesso, é preciso que ela seja realizada com paixão e livre de quaisquer pré-conceitos acerca do seu gênero.

Portanto, empreenda com amor, sabedoria e responsabilidade. E, claro, não esqueça de contar com a ajuda de um bom escritório de  contabilidade. Você vai precisar de toda a ajuda necessária neste primeiro momento! E estamos prontos para te auxiliar!

Como perder o medo de abrir seu próprio negócio?

Abrir o próprio negócio é um sonho, ou um grande objetivo, para muita gente. E tão comum quanto ter esse sonho, é a presença do frio na barriga de medo que surge ao se imaginar liderando a própria empreitada.

Se você deseja assumir seu lado empreendedor, mas ainda tem insegurança, nós separamos algumas dicas para que você saiba como perder o medo de abrir o próprio negócio.

Passe do medo para o conhecimento

Sim, o desconhecido é temeroso, nosso cérebro é programado para se afastar do que não conhecemos e isso funciona como mecanismo para a nossa sobrevivência. Portanto, saiba que esse medo é esperado. E mais do que isso, é possível de ser superado.

Um dos caminhos mais efetivos para superar o medo do desconhecido é por meio da preparação com muito conhecimento. Ter um bom embasamento teórico antes de abrir o seu negócio dará a você mais confiança para seguir adiante.

Procure saber o suficiente sobre gestão de negócio, empreendedorismo, sobre o seu ramo de atuação, a região que pretende trabalhar, a legislação do setor desejado, se há demanda para o seu serviço, qual será o seu diferencial e como fazer o seu marketing.

O SEBRAE é uma excelente fonte especializada sobre todas essas questões.

Outro ponto que te ajudara a vencer o medo abrir um negócio, é ter uma consultoria contábil especializada. São profissionais que vão lhe orientar sobre todos os trâmites para a abertura da empresa, bem como os impostos a serem pagos, como são os procedimentos para contração e desligamento de trabalhadores, e como organizar a movimentação do caixa e controlar as finanças da sua empresa. Essa assessoria contábil é um apoio essencial para te dar segurança e legalidade em todo o processo de início da sua empresa.

Ter conhecimento dará clareza sobre como é a vida de empreendedor, ajudará no caminho para o sucesso e resultará na marca de empresa que sobreviveu aos difíceis anos iniciais e prosperou.

O conhecimento deve se transformar em ação

Com todo o conhecimento adquirido em mãos, o medo inicial já vai começar a se diluir e o próximo passo para vencer o medo de abrir um negócio próprio é passar para a ação. Tenha a coragem de assumir seu espírito empreendedor e passe do sonho para o plano, e do plano para a ação. Use seu foco, disciplina e vontade de inovar e aperfeiçoar para executar um planejamento. Com todos os critérios e informações que você descobrir que são necessários estudando sobre como empreender, elabore um plano de negócio.

O plano de negócio será seu mapa, um guia, para saber quais etapas devem ser cumpridas e quando elas acontecerão. Ele te ajudará a saber como está o controle do capital inicial e como está a provisão de lucro, o que precisa ser feito, o que precisa ser mudado.

Se grande parte do medo de abrir um negócio é causada pelo medo do desconhecido, o plano de negócio lhe orientará com segurança. E não hesite em procurar por gestores profissionais e consultorias especializadas quando sentir que precisa de ajuda.

Então, vamos lá? Conhecer e agir é o melhor jeito de superar o medo de abrir um negócio.