A importância da contabilidade gerencial no gerenciamento de empresas

Saiba a importância da contabilidade gerencial na hora de gerenciar a sua empresa

Na hora de gerenciar a sua empresa, você terá grandes desafios pela frente, entre eles a contabilidade financeira.  Se engana redondamente aquela pessoa que acha que dentro da gestão do seu negócio pode muto bem lidar com as questões contábeis apenas com o seu conhecimento de mundo e que lidar com dinheiro qualquer um pode. Outro erro comum, são empresários (muitos deles de primeira viagem) que possuem receio de confiar a contabilidade financeira da sua empresa na mão de “qualquer um”. O que ao mesmo tempo é bastante comum e muito perigoso.

Em meio a tantas preocupações no que tange ao gerenciamento de uma empresa, se preocupar com as finanças se torna mais uma “sarna para se coçar”, sendo que pode ser um departamento facilmente substituído por uma empresa séria e competente.

Saber que a contabilidade financeira de uma empresa está nas mãos de uma outra empresa especializada, desafogará muitas preocupações de diversos empresários.

  • Funções

São inúmeras as funções que podem ser desenvolvidas dentro de um processo de contabilidade gerencial. Funções que giram em torno da gestão financeira empresariam, mas que abrangem em processos de estudos de mercado interno e externo, a fim de descobrir como reter o máximo de dinheiro de contribuições financeiras e investir cada vez mais para o alavancamento do negócio.

Dependendo da forma de trabalho, a contabilidade pode otimizar o serviço de diversos departamentos interno da empresa parceira, gerando um desafogamento de funções e até mesmo um desafogamento financeiro nos departamentos. Matando assim, dois coelhos em uma única cajadada, já que dará mais qualidade de vida aos funcionários e desafogará o patrão financeiramente.

Algumas ferramentas não financeiras como o Valor Agregado de Mercado e o Valor Econômico Agregado são comumente usadas por esses departamentos financeiros, também.

Então, é importante que a empresa venha procurar uma contabilidade financeira que dê um suporte sério e competentes. São inúmeras empresas que fornecem esse tipo de serviço no mercado, mas é importante que o empresário esteja atento nos diferenciais e o quanto ela conversa com os princípios e valores da sua empresa em questão de foco específico. Faça uma boa pesquisa para não ter nenhum tipo de arrependimento futuro.

  • Competências

Muitas pessoas acham que um departamento de contabilidade precisa estar atento único e exclusivamente focado em ter conhecimentos financeiros. É claro que um contator precisa imprescindivelmente ter conhecimento econômico, mas são inúmeras áreas que interferem diretamente na economia.

O primeiro conhecimento além que um contador precisa ter é jurídico, por exemplo, pois trabalhará com questões tributárias que mexer diretamente com a legislação do país ou a lei orgânica do município.

É muito importante ter profissionais dentro de um escritório de contabilidade que estejam por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo, pois todos esses fatores influem nas condições econômicas do país e do mundo. Como falamos com empresários do setor privado, é fundamental que todos saibam que tudo interfere economicamente e tanto você quanto a contabilidade precisam estar preparado a isso.

Fora isso, é bom ter profissionais apresentáveis, com bom diálogo seja via oral ou escrita. Além de ser, no mínimo, bilíngue, contemplando o inglês (atual dialecto universal) como segundo idioma de domínio.

E isso não se trata apenas de determinado funcionário, mas sim uma questão uniforme para que o departamento contábil seja cada vez mais competente.

Claro que os mecanismos digitais, planilhas online etc auxiliaram no processo, tanto que é extremamente importante que o funcionário do departamento tenha competência suficiente para lidar com esse maquinário virtual para que desenvolva problemas o mais rápido possível através desses mecanismos online.

Uma boa equipe do departamento de contabilidade define bem o empreendimento e um bom departamento contábil da sua empresa pode definir muito quanto ao seu futuro a médio e longo prazo.